sábado, 2 de junho de 2012

Lavagem cerebral


Conheça as técnicas e teorias usadas pela mídia para controlar a mente das massas


EDU DALLARTE

Os Meios de comunicação são as  ferramenta mais poderosas usadas pela classe dominante para manipular as massas. Elas formam e moldam opiniões e atitudes e definem o que é normal e aceitável. Este artigo analisa o funcionamento dos meios de comunicação de massa através das teorias de seus maiores pensadores, a sua estrutura de poder e as técnicas que utilizam, a fim de compreender o seu verdadeiro papel na sociedade.
A maioria dos artigos neste site discutem simbolismo oculto encontrado em objetos da cultura popular. A partir destes artigos surgem muitas perguntas legítimas relacionadas com a finalidade de os símbolos e as motivações daqueles que colocam lá, mas é impossível para mim dar respostas satisfatórias a essas perguntas sem mencionar muitos outros conceitos e fatos. Eu, portanto, decidi escrever este artigo para fornecer a base teórica e metodológica das análises apresentadas neste site, bem como introduzir os principais estudiosos do campo da comunicação de massa. Ela é apenas uma pequena parte do grande sistema que é a mídia de massa.

Programação através da mídia

Meios de comunicação são formas de mídia destinados a atingir o maior público possível. Eles incluem televisão, cinema, rádio, jornais, revistas, livros, discos, videogames e internet. Muitos estudos têm sido realizados no século passado para medir os efeitos da mídia sobre a população, a fim de descobrir as melhores técnicas para influenciá-las. A partir desses estudos surgiu a ciência das Comunicações, que é usado em marketing, relações públicas e da política. A comunicação de massa é uma ferramenta necessária para garantir a funcionalidade de uma grande democracia, mas também é uma ferramenta necessária para uma ditadura. Tudo depende do seu uso.
No prefácio de 1958 por um Admirável Mundo Novo , Aldous Huxley pinta um retrato bastante sombrio da sociedade. Ele acredita que é controlada por uma “força impessoal”, uma elite dominante, que manipula a população que utiliza vários métodos.
“As forças impessoais sobre as quais temos quase nenhum controle parecem estar a empurrar-nos todos na direção do pesadelo , e esta força  que está nos  empurrando está sendo conscientemente acelerada por representantes de organizações comerciais e políticos que tenham desenvolvido uma série de novas técnicas de manipulação, no interesse de alguma minoria, os pensamentos e sentimentos das massas “.
- Aldous Huxley, prefácio de 
 Um Admirável Mundo Novo
Sua perspectiva sombria não é uma hipótese simples ou um delírio paranóico. É um fato documentado, presente em estudos mais importantes do mundo em mídia de massa. Aqui estão algumas delas:

Pensadores Elite

Walter Lippmann

Walter Lippmann, um intelectual americano escritor, e duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer trouxe um dos primeiros trabalhos sobre o uso dos meios de comunicação na América. No Opinião Pública ( 1922), Lippmann compara as massas a uma “grande besta” e um “rebanho desnorteado” que precisava ser guiado por uma classe governante. Ele descreveu a elite dirigente como “ uma classe especializada, cujos interesses vão além da localidade. â€œEsta classe é composta por peritos, especialistas e burocratas. Segundo Lippmann, os peritos, que muitas vezes são referidos como “elites”, compõem-se  como uma máquina de conhecimento que contorna o defeito primário da democracia, o ideal impossível de o “cidadão onicompetente.” O atropelamento e ruge “rebanho desnorteado” tem sua função: ser “ os espectadores interessados ??de ação â€, ou seja, não participantes. Participação é o dever de “o homem responsável”, que não é o cidadão comum.
Meios de comunicação e propaganda, portanto, são ferramentas que devem ser usados ??pela elite para dominar o público, sem coerção física. Um conceito importante apresentado por Lippmann é a “fabricação do consentimento”, que é, em suma, a manipulação da opinião pública para aceitar a agenda da elite. É opinião de Lippmann que o público não está qualificado para raciocinar e decidir sobre questões importantes. Portanto, é importante para a elite decidir “para seu próprio bem” e em seguida vender essas decisões para as massas.
“Que a fabricação do consentimento é capaz de grandes requintes ninguém, penso eu, nega. O processo pelo qual a opinião pública surgem certamente não é menos intrigante do que já apareceu nestas páginas, e as possibilidades de manipulação abertos para qualquer pessoa que entenda o processo é bastante clara. . . . como resultado da pesquisa psicológica, juntamente com os meios modernos de comunicação, a prática da democracia virou uma esquina. Uma revolução está ocorrendo, infinitamente mais importante do que qualquer deslocamento do poder econômico. . . . Sob o impacto da propaganda, não necessariamente o significado sinistro da palavra por si só, as constantes antigas do nosso pensamento tornaram-se variáveis. Não é mais possível, por exemplo, a acreditar no dogma original da democracia; que o conhecimento necessário para a gestão dos assuntos humanos surge espontaneamente do coração humano. Quando agimos em que a teoria nos expomos ao auto-engano, e às formas de persuasão que não podemos verificar. Tem sido demonstrado que não podemos confiar na intuição, a consciência, ou os acidentes de opinião casual, se estamos a lidar com o mundo além do nosso alcance. “-Walter Lippmann, Opinião Pública
Pode ser interessante notar que Lippmann é um dos fundadores do Council on Foreign Relations (CFR), a política estrangeira mais influente  do mundo. Este fato deve lhe dar uma pequena dica do estado de espírito da elite sobre o uso dos meios de comunicação.
“O poder político e econômico nos Estados Unidos está concentrada nas mãos de uma” elite “que controla a maioria de nós baseados em empresas multinacionais, principais meios de comunicação, as fundações mais influentes, as principais universidades particulares e utilitários mais comuns. Fundada em 1921, o Conselho de Relações Exteriores é o elo fundamental entre as grandes corporações e do governo federal. Tem sido chamado de uma “escola de estadistas” e “chega perto de ser um órgão do que C. Wright Mills chamou de a elite do poder – um grupo de homens, semelhante em juros e perspectivas moldam eventos de posições invulneráveis ??nos bastidores. A criação das Nações Unidas foi um projeto do Conselho, bem como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial “.
- Steve Jacobson, Mind Control nos Estados Unidos
Alguns membros atuais do CFR incluem: David Rockefeller, Dick Cheney, Barack Obama, Hilary Clinton, mega-igreja pastor Rick Warren e os CEOs de grandes corporações, como CBS , Nike ,Coca-Cola e Visa .

Carl Jung

Carl Jung é o fundador da psicologia analítica (também conhecido uma psicologia junguiana), que enfatiza a compreensão do psiquismo, explorando sonhos, arte, mitologia, religião, símbolos e filosofia. O terapeuta suíço está na origem de muitos conceitos psicológicos utilizados hoje, como o arquétipo, o Complexo, a Persona, a Synchronicity Introvertido / Extrovertido e. Ele foi fortemente influenciado pelo fundo oculto de sua família. Carl Gustav, seu avô, era um maçom ávido (ele era Grão-Mestre) e Jung se descobriu que alguns de seus antepassados ??eram Rosacruzes. Isso pode explicar o seu grande interesse em filosofia oriental e ocidental, a alquimia, astrologia e simbolismo. Um de seus mais importante conceito (e incompreendido) foi oInconsciente Coletivo .
“A minha tese, então, é a seguinte: Além da nossa consciência imediata, que é de natureza totalmente pessoal e que acreditamos ser a psique só empírica (mesmo que a aderência no inconsciente pessoal como um apêndice), existe um segundo sistema psíquico de natureza coletiva, universal e impessoal, que é idêntica em todos os indivíduos. Este inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, mas é herdado. É composto de formas pré-existentes, os arquétipos, que só pode tornar-se consciente, secundariamente, e que dão forma definitiva a determinados conteúdos psíquicos “.
- Carl Jung, o conceito de inconsciente coletivo
O inconsciente coletivo transparece através da existência de símbolos semelhantes e figuras mitológicas em diferentes civilizações. símbolos arquetípicos parecem ser incorporado em nosso inconsciente coletivo, e, quando expostos a eles, demonstramos atração natural e fascínio.Símbolos ocultos podem, portanto, exercer um grande impacto sobre as pessoas, mesmo que muitas pessoas nunca foram introduzido pessoalmente ao significado esotérico do símbolo.Pensadores da mídia de massa, tais como Edward Bernays D., encontrou nesse conceito uma ótima maneira de manipular inconsciente pessoal e coletivo do público.
1955 capa da revista Time com Carl Jung. Parece um pouco como Avatar, não é?

Edward Bernays

Edward Bernays é considerado o “pai das relações públicas” e conceitos utilizados descobertos por seu tio Sigmund Freud para manipular o público com o subconsciente. Ele compartilhava da visão de Walter Lippmann da população em geral, considerando-irracional e sujeito ao “instinto de rebanho”. Na sua opinião, as massas precisam de ser manipulados por um governo invisível para assegurar a sobrevivência da democracia.
“A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam esse mecanismo invisível da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder do nosso país.
Nós somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos formados, nossas idéias são, em grande parte por homens que nunca ouviu falar. Este é um resultado lógico do modo em que a nossa sociedade democrática é organizada. Um vasto número de seres humanos devem cooperar desta forma se estiverem a viver juntos como uma sociedade do bom funcionamento.
Nossos governantes invisíveis são, em muitos casos, desconhecem a identidade de seus colegas no gabinete interior “.
- Edward Bernays, Propaganda
Campanhas pioneiras Bernay de marketing mudou profundamente o funcionamento da sociedade americana. Ele basicamente criou o “consumismo”, criando uma cultura em que os americanos compraram para o prazer em vez de comprar para a sobrevivência. Por esta razão, ele foi considerado pela revista Life para a lista dos 100 americanos mais influentes do século 20.

Harold Lasswell

Em 1939-1940, a Universidade de Chicago foi o anfitrião de uma série de seminários sobre comunicações secretas. Estes grupos de reflexão foram financiados pela Fundação Rockefeller e envolveu os pesquisadores mais proeminentes nas áreas de comunicações e estudos sociológicos. Um desses estudiosos foi Harold Lasswell, um cientista norte-americano líder político e teórico da comunicação, especializando-se na análise da propaganda. Ele também era da opinião de que uma democracia, um governo controlado pelo povo, não pode se sustentar sem uma elite especializada moldar e opinião pública de moldagem através da propaganda.
Em sua Enciclopédia das Ciências Sociais, Lasswell explicou que quando as elites não têm a força necessária para compelir à obediência, gestores sociais devem se voltar para “ uma técnica totalmente nova de controle, principalmente através da propaganda Ele acrescentou que a justificação convencional. “: devemos reconhecer o” ignorância e estupidez [de] … as massas e não sucumbir aos dogmatismos democráticos sobre os homens serem os melhores juizes de seus próprios interesses . “
Lasswell estudou extensivamente o campo de análise de conteúdo, a fim de compreender a eficácia de diferentes tipos de propaganda. Em seu ensaio conteúdos da comunicação , Lasswell explicou que, a fim de compreender o significado de uma mensagem (ou seja, um filme, um discurso, um livro, etc), deve-se levar em conta a frequência com que certos símbolos aparecem na mensagem , a direcção na qual os símbolos tentar persuadir opinião do público, ea intensidade dos símbolos utilizados.
Lasswell era famoso por seu modelo de análise de mídia com base em:
Quem (diz) que (a) quem (em) que Canal (com) Que efeito
Por este modelo, Lasswell indica que, a fim de analisar corretamente um produto da mídia, é preciso olhar para quem produziu o produto (as pessoas que ordenaram a sua criação),  que era destinada a (o público-alvo) e quais foram os efeitos desejados de este produto (informar, convencer, vender, etc) sobre a platéia.
Usando um vídeo Rihanna como um exemplo, a análise seria a seguinte: OMS produziu: Vivendi Universal, O QUE: artista pop Rihanna, para os quais: os consumidores com idades entre 9 e 25; o canal: vídeo de música; efeito e que: venda o artista, sua música, sua imagem e sua mensagem.
A análise de vídeos e filmes sobre O Cidadão Vigilante lugar uma grande importância no “quem está por trás” das mensagens comunicadas ao público. O termo “Illuminati” é freqüentemente usado para descrever este pequeno grupo de elite secretamente governa as massas. Embora o termo soa bastante caricaturado e conspiradora, que descreve adequadamente as afinidades da elite com sociedades secretas e conhecimento oculto. No entanto, eu pessoalmente detesto usar a “teoria da conspiração” para descrever o que está acontecendo nos meios de comunicação. Se todos os fatos sobre a natureza elitista da indústria estão prontamente disponíveis ao público, ele pode ainda ser considerada uma “teoria da conspiração”?
Costumava haver uma variedade de pontos de vista, ideias e opiniões na cultura popular. A consolidação de empresas de comunicação tem, no entanto, produziu uma padronização da indústria cultural. Já se perguntou por toda a música recente soa a mesma coisa e todos os filmes recentes têm a mesma aparência? O seguinte é parte da resposta:

Propriedade da mídia

Como representado no gráfico acima, o número de empresas que possuem a maioria das saídas dos EUA media foi de 50-5 em menos de 20 anos. Aqui estão as maiores corporações em evolução em todo o mundo e os bens que possuem.
“A lista das propriedades controladas pela AOL Time Warner tem dez páginas digitadas listando 292 empresas distintas e subsidiárias. Destes, 22 são joint ventures com outras grandes corporações envolvidas em diferentes graus com as operações de mídia. Estes parceiros incluem 3Com, eBay, Hewlett-Packard, Citigroup, Ticketmaster, American Express, Homestore, Sony, Viva, Bertelsmann, Polygram, e Amazon.com.Algumas das propriedades mais familiares em plena propriedade da Time Warner incluem-Book of-the-Month Club; pequenos, editores Brown; HBO, com seus sete canais, CNN, sete canais especializados e de língua estrangeira; Road Runner; Warner Brothers Studios; Vigilantes do Peso; Ciência Popular, e cinqüenta e duas gravadoras diferentes. “- Ben Bagdikan, o monopólio New Media
AOL Time Warner possui:
  • 64 revistas, incluindo Time, Life, Pessoas, Revista MAD e DC Comics
  • Warner Bros, New Line e Fine Line Features no cinema
  • Mais de 40 gravadoras, incluindo Warner Bros, do Atlântico e Elektra
  • Muitas redes de televisão como a WB Networks, HBO, Cinemax, TNT, Cartoon Network e CNN
  • Madonna, Sean Paul, The White Stripes
Viacom é proprietária:
  • CBS, MTV, MTV2, UPN, VH1, Showtime, Nickelodeon, Comedy Central, TNN, CMT e BET
  • Paramount Pictures, Nickelodeon Movies, MTV Films
  • Vídeos Blockbuster
  • 1800 telas nos cinemas através de jogadores famosos
“Disney a propriedade de um time de hóquei chamado The Mighty Ducks de Anaheim não começa a descrever a vastidão do reino. Hollywood ainda é o seu coração simbólico, com oito estúdios de cinema e distribuidores de produção: Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Miramax, Buena Vista Home Video, Buena Vista Home Entertainment, Buena Vista International, Hollywood Pictures e Caravan Pictures.
A Walt Disney Company controla oito marcas Book House em Walt Disney Company publicação de livros e publicação do Grupo ABC; dezessete revistas, a rede de televisão ABC, com dez estações de propriedade e operados de sua própria, incluindo nos cinco principais mercados; trinta estações de rádio, incluindo todos os os principais mercados; onze canais a cabo, incluindo a Disney, ESPN (conjuntamente), A & E e History Channel; treze canais de transmissão internacional de alongamento da Austrália para o Brasil, sete de produção e de esportes de unidades em todo o mundo, e dezessete sites da Internet, incluindo o ABC grupo, ESPN.sportszone, NFL.com, NBAZ.com, e NASCAR.com. Seus grupos de música de cinco incluem o Buena Vista, Lyric Street, e etiquetas de Walt Disney, e produções de teatro ao vivo crescem fora dos filmes O Rei Leão, A Bela ea Fera e O Rei Davi “.
- Ibid
A Walt Disney Company possui:
  • ABC, Disney Channel, ESPN, A & E, History Channel
  • Walt Disney Pictures, Touchstone Pictures, Hollywood Pictures, Miramax Film Corp, Dimensão eBuena Vista International
  • Miley Cyrus / Hannah Montana, Selena Gomez, Jonas Brothers
Vivendi Universal possui:
  • 27% das vendas de música nos EUA, rótulos incluem: Interscope, Geffen, A & M, Island Def Jam, MCA, Mercúrio, Motown e Universal
  • Universal Studios, Studio Canal, Polygram Films, Canal +
  • Internet numerosas e empresas de telefonia celular
  • Lady Gaga, The Black Eyed Peas, Lil Wayne, Rihanna, Mariah Carey, Jay-Z



Sony possui:
  • Columbia Pictures, Screen Gems, a Sony Pictures Classics
  • 15% das vendas de música nos EUA, rótulos incluem Columbia, Epic, Sony, Arista, Jive e RCA Records
  • Beyonce, Shakira, Michael Jackson, Alicia Keys, Christina Aguilera
Um número limitado de atores na indústria cultural significa uma quantidade limitada de pontos de vista e idéias que fazem seu caminho para o público em geral. Isso também significa que uma única mensagem pode facilmente saturar todas as formas de mídia para gerar consentimento (ou seja, “há armas de destruição em massa no Iraque”).

A padronização do pensamento humano

A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia de conglomerados de mídia. A TV mostra que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite mundial e, em muitos aspectos, eles são a elite.Por possuir todos os pontos possíveis com o potencial de atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar nas mentes das pessoas uma visão de mundo única e coesa, gerando uma “padronização do pensamento humano”.
Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Mídias de massa produzem seus próprios rebeldes que definitivamente olhar para o lado, mas ainda fazem parte do estabelecimento e não questionar nada. Artistas, criações e idéias que não se encaixam na maneira de pensar predominantes são impiedosamente rejeitada e esquecida pelos conglomerados, que por sua vez os torna praticamente desaparecer da própria sociedade. No entanto, as idéias que são considerados válidos e desejáveis ??para ser aceito pela sociedade são habilmente comercializados para as massas, a fim de torná-los auto-evidente norma.
Em 1928, Edward Bernays já viu o potencial imenso de imagens em movimento para padronizar o pensamento:
“O cinema americano é o maior transportador inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um distribuidor grande de idéias e opiniões. O filme pode padronizar as idéias e hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, reflectem, enfatizar e até exagerar grandes tendências populares, ao invés de estimular novas idéias e opiniões. O filme aproveita-se apenas de idéias e fatos que estão em voga. Como o jornal procura notícias purvey, procura purvey entretenimento “.
- Edward Bernays, Propaganda
Esses fatos foram sinalizados como perigos para a liberdade humana em 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:
  1. reduzir os seres humanos ao estado de massa por dificultar o desenvolvimento de indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;
  2. substituir a unidade legítimo para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça seguro de conformismo e passividade, e
  3. validar a idéia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem por perder-se em um estado hipnótico auto-satisfação.
A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje com o advento dos jogos de vídeo on-line, filmes em 3D e home theaters. As massas, buscando constantemente o estado-da-arte de entretenimento, vai recorrer a grandes orçamentos produtos que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Esses produtos contêm mensagens cuidadosamente calculados e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foram treinados para adorar a sua propaganda na medida em que ele gasta seu dinheiro suado para ser exposto a ele. Propaganda (usado tanto no sentido político, cultural e comercial) não é mais a forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada em ditaduras: tornou-se sinônimo de entretenimento e prazer.
“No que diz respeito à propaganda dos primeiros defensores da alfabetização universal e uma imprensa livre prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prever o que de fato aconteceu, acima de tudo em nossas democracias ocidentais capitalistas – o desenvolvimento de um vasto setor de comunicação de massa, em causa na principal nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante . Em uma palavra, eles falharam em levar em conta o homem é quase infinito apetite para distracções “.
- Aldous Huxley, prefácio de 
 Um Admirável Mundo Novo
A única peça de mídia, muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Meios de comunicação, no entanto, pela sua natureza onipresente, cria um ambiente de vida que evoluem em uma base diária. Ele define a norma e exclui o indesejável. Da mesma forma cavalos de carruagem usar antolhos para que eles só podem ver o que está bem na frente deles, as massas só pode ver para onde eles deveriam ir.
“É o surgimento dos meios de comunicação que torna possível a utilização de técnicas de propaganda em escala societal. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um ambiente de contínua, duradoura e total torna a influência da propaganda praticamente despercebida precisamente porque cria um ambiente constante. Mass media fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica “.
- Jacques Ellul
Uma das razões meios de comunicação com sucesso influencia sociedade é devido à quantidade extensa de pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana, que foi aplicada a ele.

Técnicas de manipulação

“Publicidade é a tentativa deliberada de gerenciar a percepção do público de um sujeito.Os sujeitos da publicidade incluem pessoas (por exemplo, políticos e artistas), bens e serviços, organizações de todos os tipos, e obras de arte ou de entretenimento. “
O esforço para vender produtos e idéias para as massas levou a uma quantidade sem precedentes de pesquisas sobre comportamento humano e sobre a psique humana. Ciências cognitivas, a psicologia, a sociologia, a semiótica, lingüística e outras áreas afins foram e ainda são amplamente pesquisados ??por meio de estudos bem financiados.
“Nenhum grupo de sociólogos pode aproximar as equipes ad na recolha e processamento de dados sociais exploráveis. As equipes visitantes tem bilhões para gastar anualmente em pesquisa e testes de reações, e seus produtos são magníficas acumulações de materiais sobre a partilha de experiências e sentimentos de toda a comunidade. “
- Marshal McLuhan, As Extensões do Homem
Os resultados desses estudos são aplicadas para propagandas, filmes, vídeos de música e outras mídias, a fim de torná-los tão influente quanto possível. A arte do marketing é altamente calculadas e científico, porque deve atingir tanto o indivíduo ea consciência coletiva. No alto orçamento produtos culturais, um vídeo nunca é “apenas um vídeo,” as imagens, símbolos e significados estão estrategicamente colocados de forma a gerar o efeito desejado.
“É com o conhecimento do ser humano, suas tendências, seus desejos, suas necessidades, seus mecanismos psíquicos, seus automatismos, bem como o conhecimento da psicologia social e psicologia analítica que a propaganda refina suas técnicas.”
- Propagandes, Jacques Ellul (tradução livre )
Propaganda de hoje quase nunca usa argumentos racionais ou lógicas. Ele bate diretamente em necessidades mais primordiais de um ser humano e instintos, a fim de gerar uma resposta emocional e irracional. Se nós sempre pensamos racionalmente, nós provavelmente não iria comprar 50% do que nós possuímos. Bebês e crianças são constantemente encontrados em anúncios dirigidos às mulheres por uma razão específica: estudos têm mostrado que as imagens de crianças gatilho nas mulheres uma necessidade instintiva de nutrir, cuidar e proteger, levando a um viés solidário com o anúncio.
.
Estranho anúncio 7up idade, utilizando a fofura de bebês
O sexo é onipresente nos meios de comunicação, como ele chama e mantém a atenção do espectador. Ele se conecta diretamente para os nossos animais precisam para se reproduzir e se reproduzir, e, quando acionado, esse instinto pode instantaneamente ofuscar quaisquer outros pensamentos racionais em nosso cérebro.

Percepção subliminar

E se as mensagens descritas acima foram capazes de atingir diretamente a mente dos telespectadores subconsciente, sem que os espectadores, mesmo percebendo o que está acontecendo? Esse é o objetivo da percepção subliminar. A publicidade subliminar frase foi cunhada em 1957 pelo pesquisador de mercado James Vicary EUA, que disse que ele poderia obter os espectadores para “beber Coca-Cola” e “comer a pipoca”, piscando as mensagens na tela por um tempo tão curto que os telespectadores não sabiam.
“A percepção subliminar é um processo deliberado criado por técnicos de comunicação, por que você receber e responder às informações e instruções, sem estar consciente das instruções”
- Steve Jacobson, Mind Control nos Estados Unidos
Esta técnica é freqüentemente utilizada em marketing e todos nós sabemos que o sexo vende.
Embora algumas fontes afirmam que a publicidade subliminar é ineficaz ou até mesmo um mito urbano, o uso documentado dessa técnica em mídia de massa comprova que os criadores acreditam em seus poderes. Estudos recentes provaram também a sua eficácia, especialmente quando a mensagem é negativo.
“Uma equipe da University College London, financiado pelo Wellcome Trust, descobriu que ela [a percepção subliminar] foi particularmente bom em incutir pensamentos negativos. Tem havido muita especulação sobre se as pessoas podem processar a informação emocional, inconscientemente, por exemplo imagens, rostos e palavras “, disse o professor Nilli Lavie, que liderou a pesquisa. Nós mostramos que as pessoas possam perceber o valor emocional de mensagens subliminares e demonstraram conclusivamente que as pessoas estão muito mais sintonizados com palavras negativas “. 
- Fonte
Um exemplo famoso de mensagens subliminares em comunicação política está no anúncio de George W. Bush contra Al Gore em 2000.


Logo após o nome de Gore é mencionado, a terminação da palavra “burocratas” – “ratos” – flashes na tela por um segundo.
A descoberta desse artifício causou muita celeuma e, mesmo se não há leis contra a mensagens subliminares em os EUA, o anúncio foi retirado do ar.
Como visto em muitos artigos sobre O Cidadão Vigilante , mensagens subliminares e semi-subliminar são freqüentemente usados ??em filmes e vídeos de música para comunicar mensagens e idéias para os telespectadores.

Dessensibilização

No passado, quando as mudanças foram impostas sobre as populações, eles vão às ruas protestar, e até mesmo revolta. A razão principal para este choque era devido ao fato de que a alteração foi claramente anunciada pelas réguas e compreendido pela população. Foi súbita e os seus efeitos possam ser claramente analisados ??e avaliados. Hoje, quando a elite precisa de uma parte de sua agenda para ser aceito pelo público, é feito através de dessensibilização. A agenda, que pode ir contra os melhores interesses públicos, é lenta, gradual e repetidamente apresentado ao mundo através de filmes (por envolvê-la dentro da parcela), vídeos de música (que torná-lo legal e sexy) ou as notícias (que apresentá-lo como uma solução para os problemas de hoje). Após vários anos de expor as massas para uma agenda particular, a elite abertamente apresenta o conceito do mundo e, devido a uma programação mental, ela é recebida com indiferença geral e é aceita passivamente. Esta técnica tem origem psicoterapia.
“As técnicas de psicoterapia, amplamente praticado e aceito como um meio de curar distúrbios psicológicos, também são métodos de controle de pessoas. Eles podem ser usados ??sistematicamente para influenciar atitudes e comportamentos.Dessensibilização sistemática é um método utilizado para dissolver a ansiedade para o paciente (público) não é mais incomodado por um medo específico, um medo da violência, por exemplo. [...] As pessoas se adaptam a situações assustadoras se forem expostos a eles o suficiente “.
- Steven Jacobson, Mind Control nos Estados Unidos
Programação preditiva é freqüentemente encontrado no gênero ficção científica. Apresenta uma imagem específica do futuro – o que é desejado pela elite – e, finalmente, torna-se na mente dos homens uma inevitabilidade. Uma década atrás, o público estava sendo insensíveis à guerra contra o mundo árabe. Hoje, a população está sendo gradualmente exposta à existência de controle da mente, do transumanismo e de uma elite Illuminati. Emergindo das sombras, esses conceitos estão agora em toda a cultura popular. Isto é o que Alice Bailey descreve como a “externalização da hierarquia”: os governantes ocultos lentamente revelando-se.

Simbolismo Oculto na Cultura Pop

Metropolis – um filme pela elite, para a elite?
Contrariamente às informações apresentadas acima, a documentação sobre o simbolismo oculto é bastante difícil de encontrar. Isto não deve vir como uma surpresa como o “oculto” termo, significa literalmente “escondida”. Isso também significa “reservado para aqueles que a conhecem”, como é apenas comunicada aos que forem julgados dignos do conhecimento. Ela não é ensinada nas escolas nem é discutido na mídia. Assim, é considerado marginal ou até mesmo ridículo pela população em geral.
Conhecimento oculto não é, contudo, considerado ridículo nos círculos ocultistas. É considerado atemporal e sagrado. Há uma longa tradição de conhecimento hermético e oculto a ser ensinada através de sociedades secretas provenientes de antigos egípcios, para místicos orientais, para os cavaleiros templários aos maçons modernos. Mesmo se a natureza ea profundidade desse conhecimento foi provavelmente modificado e alterado ao longo dos séculos, escolas de mistério mantido as suas principais características, que são altamente simbólico , ritual e metafísico .Essas características, que eram uma parte complexa de civilizações antigas, têm sido totalmente evacuado da sociedade moderna a ser substituído pelo materialismo pragmático. Por esta razão, aí reside uma importante lacuna de entendimento entre a pessoa pragmática média eo estabelecimento ritualístico.
“Se este doutrina interior foi sempre escondido das massas, para quem um simples código tinha sido concebido, não é altamente provável que os expoentes de cada aspecto da civilização moderna – filosóficos, éticos, religiosos, e científicos-sejam ignorantes do verdadeiro o significado das teorias próprias e princípios em que suas crenças são fundadas? Será que as artes e as ciências que a raça herdou de nações mais antigas dissimular seu exterior justo um mistério tão grande que só o intelecto mais iluminado pode compreender sua importância? Tal é, sem dúvida, o caso “.
- Manly P. Hall, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades
O “código mais simples”, idealizado para as massas costumavam ser as religiões organizadas. Ele agora está se tornando o Templo da mídia de massa e prega diariamente extrema vacuosity materialismo base, espiritual e auto-centrada existência, individualista. Este é exatamente o oposto dos atributos necessários para se tornar um indivíduo verdadeiramente livre, como ensinado por todas as grandes escolas filosóficas do pensamento. É uma população dumbed-down mais fácil de enganar e manipular?
“Esses escravos cegos dizem que eles são” livres “e” altamente qualificados “, mesmo que eles marcham atrás de sinais que possam causar qualquer camponês medieval a correr gritando longe deles em pânico terror. Os símbolos que o homem moderno abraça com a confiança ingênua de uma criança seria o equivalente a outdoors de leitura, “Esta maneira de sua morte e da escravidão”, para a compreensão do camponês tradicional da Antiguidade “
- Michael A. Hoffman II, Sociedades Secretas e guerra psicológica

Em Conclusão

Este artigo examinou os principais pensadores no campo da mídia de massa, a estrutura de poder de mídia e das técnicas utilizadas para manipular as massas. Eu acredito que esta informação é vital para a compreensão do “porquê” nos temas discutidos em O Cidadão Vigilante .A “massa populacional” versus “classe dominante” dicotomia descrito em muitos artigos não é uma “teoria da conspiração” (mais uma vez, eu odeio esse termo), mas uma realidade que foi claramente nas obras de alguns do século 20, o mais influente homens.
Lippmann, Bernays e Lasswell todos têm declarado que o público não está em condições de decidir seu próprio destino, que é o objetivo inerente à democracia. Em vez disso, eles chamaram para uma criptocracia, um governo oculto, uma classe dirigente no comando do “rebanho desnorteado”. Como as suas ideias continuam a ser aplicada à sociedade, é cada vez mais evidente que uma população ignorante não é um obstáculo que os governantes devem lidar com: É algo que é desejável e, de fato, necessário, para garantir a liderança total. Uma população ignorante não sabe seus direitos, não busca uma maior compreensão das questões e não questiona as autoridades. Ele simplesmente segue as tendências. Cultura popular e atende a ignorância alimenta continuamente servindo cérebro-numbing entretenimento e destacando degenerar celebridades para ser idolatrado. Muitas pessoas me perguntam: “Existe uma maneira de parar isto?” Sim, há. Pare de comprar seu crap e ler um livro.
“Se uma nação espera ser ignorante e livre, crê no que nunca foi e nunca será.”
- Thomas Jefferson

Adaptado de taringalarosadelosvientos

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